sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Orla Morena é Exemplo de Organização

Geral - Segunda-Feira 19 de Março de 2012

Prefeito participa da instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal


Foto:David Majella  

A primeira reunião que marcou a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), um pacto federativo reunindo as esferas municipal, estadual e federal na prevenção e combate à violência, aconteceu na noite desta segunda-feira (19/03), no auditório do Planurb. O prefeito Nelson Trad Filho abriu os trabalhos do encontro ressaltando o papel do município em garantir a tranquilidade da população.

“Nossas ações serão pautadas na busca pela segurança e prevenção da violência. O cidadão quer tranqüilidade, temos que nos unir para encontrar melhores encaminhamentos no combate à violência”, enfatizou o prefeito.

O Coordenador executivo do GGIM, Cel. Luiz Altino do Nascimento, explicou o objetivo da nova entidade. “Faremos a conexão com os órgãos de segurança pública para solucionar os problemas do setor. O município deve investir em ações sociais e preventivas e atuar em conjunto com a comunidade, ouvindo suas reivindicações, para combater a violência”.

Na opinião do Tenente Coronel da PM, Alirio Villasanti, “Campo Grande saiu à frente na busca de um futuro melhor para o cidadão, juntos encontraremos soluções para as questões de segurança que nos afligem”.

O Presidente da Associação Amigos da Orla Morena, Ricardo Sanches, também fará parte do GGIM. “É imprescindível a participação da comunidade para mudar o contexto em que vivemos, em particular na área da segurança. Temos que parar de delegar responsabilidades”, refletiu.

Como funcionará o Gabinete de Gestão Integrada – A entidade vai atuar nas deliberações e execuções de medidas conjuntas, reunindo diversos órgãos, que serão adotadas no combate à criminalidade e na prevenção da violência em âmbito local. A proposta é de que o Estado intervenha não apenas de forma criminalizadora (após o delito), mas também de maneira preventiva, por meio de ações sociais.

Com a gestão integrada e a atuação em rede do GGIM o poder público espera obter maior eficiência no enfrentamento da violência e da criminalidade, evitando o isolamento e a fragmentação dos segmentos que compõem a segurança pública. O funcionamento desta estrutura prevê o fluxo de informações, reflexões e ações entre as partes que compõem o Gabinete de Gestão Integrada.

Fonte/Autor: Júlia Torrecilha Mtb 197

Nenhum comentário:

Postar um comentário